quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Modinha

Gente,temos visto muito,mas dá mesmo pra  usar calça colorida ?? E camiseta com decote "V" sem parecer integrante dessas bandas de pop do momento ?? Vai parecer o Fiuk ??
Quando o assunto é modinhas, parece haver uma insegurança na cabeça dos meninos.
Primeiro vamos separar aqui a função do trendsetter (depois faço um post sobre isso) e do público que compra sua imagem. Quando existe um respeito do público voltado à imagem de um indivíduo, seja um ator ou uma banda inteira, é normal que o público mimetize seu comportamento. Mimetizar é o que fazemos quando crianças, pra aprender a falar. Repetimos, mesmo sem entender, os fonemas que saem da boca dos nossos pais, e com muito esforço, conseguimos um PAPA ou MAMA. Mimetizar é imitar, e fazemos isso como parte natural do nosso processo de aprendizado, é instinto. Não é muito diferente de quando povos indígenas decidiam devorar guerreiros poderosos pra assimilar sua força, seu conhecimento. Hoje, devoramos copiando a imagem num processo similar, onde o objetivo é adquirir as características do ícone.
A mimetização de comportamento de bandas e outros personagens serve para o reconhecimento mútuo de interesses. É como se todo mundo que gostasse do Restart (por exemplo)decidisse usar uma fita vermelha no dedo, para se reconhecer por aí. E isso não faz deles retardados, apenas super engajados. Quando você, desinteressado por Restart, usa uma fita vermelha no dedo, pode ser confundido por essa comunidade. No final é tudo um jogo de códigos de comportamento, e de como você se movimenta nisso.

Banda Restart
Então, o Fiuk é um trendsetter? Sem sombra de dúvidas que sim. Pro seu público, qualquer novidade no visual dele vai se transformar em algo a ser copiado, como um novo código dos seus seguidores. Se a banda Restart decidir mudar algo, seus seguidores tambem vão mudar. Eles não idolatram calças coloridas, seus ídolos são cabeças pensantes que os representam, e as calças coloridas apenas mais uma ferramenta.
Desencanem da preocupação com o hit da vez,todos os movimentos que cruzaram música e moda dos últimos 10 anos passaram por isso. Quem critica hoje provavelmente já se engajou numa modinha de gosto duvidoso no passado, é um fato. E outra, grupos que gostam de alguma coisa não são tão diferentes dos pentelhos que odeiam a mesma coisa.
Eis a ironia definitiva de quem perde tempo julgando: criticar modinhas também é uma modinha. Não sei quanto a vocês, mas eu não quero viver num mundo em que você precisa escolher entre Fiuk ou Felipe Neto na hora de me vestir. Não é que eu tenha nada contra nenhum dos dois, é só o que eu tenho a favor de mim mesmo. Acho que pensar sozinho faz bem, e pelo visto ainda amplia as possibilidades do meu guarda-roupa.Sem contar que já conheço meu estilo de roupagem definido,é o que absorvo dos meus astros ou das pessoas que admiro,adapto à mim como me agrada.
Então,se você gosta de algum ídolo e quer segui-lo fielmente,até mesmo com nas vestimentas parecidas com as dele,policie-se pra não parecer uma imagem distorcida dele.E sim adeque-se ao estilo,mas sendo você mesmo.
Um grande bei-jo e fiquem comigo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário