terça-feira, 9 de novembro de 2010

Posso ajudar??

Gente,na hora de comprar roupas contar com a ajuda de um bom vendedor pode fazer toda a diferença. Mas para muitas pessoas, o vendedor é aquela figura inconveniente, que parece querer empurrar tudo só para faturar a comissão. Trabalho com moda,fui vendedor por muitos anos,e conversando com outros vendedores resolvi passar essas dicas que facilitarão tanto o trabalho de atendimento deles,quanto resultarão na satisfação das suas escolhas.
Então, aproveitem o guia abaixo para saber como ajudar o vendedor a te ajudar (mesmo que seja não te ajudando)
1. Ao entrar na loja, seja educado e direto.
Normalmente o vendedor vai te cumprimentar,obviamente você vai cumprimentá-lo também; ele com certeza irá se apresentar e perguntar seu nome e se poderá te ajudar.
2. Conte o que você procura/o que você não gosta.
Caso esteja procurando algo específico, seja claro. Não gosto de estampas, procuro um tecido fácil de passar. Prefiro peças com corte mais ajustado. Especifique que tipo de modelo e cor não fica bem em você e não te agrada. Isto vai ajudá-lo a selecionar peças de acordo com seu gosto.
3. Se o vendedor ficar jogando roupas pelo trocador, o que fazer?
Devolva as peças na hora e deixe claro que você vai experimentar apenas o que pediu.
4. Se o vendedor insiste que você leve algo que você disse que não gostou?
Fique firme dentro das suas pretensões de escolha,e se preciso reafirme seus gostos. Se você não se sentir bem, não leve.
5. Se a roupa não dá certo, explique o que acontece.
Conte a verdade. “Fiquei gordo(a) demais”.  ”Minha barriga está pulando.”  ”Minha bunda sumiu nesta roupa!”.  Afinal, você não precisa fazer média com o vendedor. Assim ele pode encontrar algo que destaque ou esconda o que você citou.
6. Fidelize.
Procure sempre o mesmo vendedor caso frequente as mesmas lojas.  Aos poucos ele vai entendendo o seu gosto e podendo até te trazer peças que ainda não desceram pras araras.
7.  Se estiver apenas pesquisando, avise.
Caso não pretenda comprar nada, é legal falar.
8. Seja assertivo.
Caso não tenha certeza do que quer, evite desbancar a loja inteira. Se estiver apenas a fim de olhar roupas aleatórias, dê preferência as lojas que já tem as roupas expostas.
A maioria das lojas já conta com as roupas expostas, para deixar o cliente mais a vontade e para que ele possa escolher sem a ajuda do vendedor. Muita gente se sente incomodado com a presença de uma “sombra”; mas vale lembrar que a única intenção dele é te ajudar a encontrar a melhor peça.
Dada a dica,parta pras compras (ai ai,que delicia,compras).
Bei-jo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário