sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pro calor do verão.

Um homem atraente, musculoso ou não, que mostra seu corpo com segurança. O exibicionismo humorado em Milão foi um dos pontos mais fortes da temporada de moda na cidade italiana. Um festival de shorts minúsculos e bermudas encurtadas (dobradas), decotes cavadíssimos, blazer sem blusa por baixo e barriga de fora foi desfilado para o próximo Verão 2011 europeu,que precede o verão brasileiro.

Seguindo a tendência, foi como se a roupa masculina tivesse “diminuído”: mangas e barras menores, quase sempre dobradas. Golas cavadas, peitos abertos. Cintos mais finos. Nos pés, também pouco volume: sneakers leves, alpagartas, tênis estilo Ked’s, ou sandálias, deixando para trás os sapatos pesados de temporadas passadas.
A calça curta, que já vem aparecendo nas passarelas há algumas estações, virou tendência de ordem para a maior parte das grifes importantes do evento italiano. Tanto em propostas atrevidas como as criadas por Gucci, Armani e Desquared2 como em versões mais contidas, caso da inglesa Burberry, que encurtou suas peças discretamente. Nas entradas dos desfiles, muitos homens exibiram suas canelas de fora, dando sinais de que a moda tem tudo para pegar. Natural que justo os homens milaneses sejam os primeiros a aderir ao movimento: na alfaiataria, o "estilo milanês" é o dos ternos com mangas e barras de calça mais curtas, chegando a mostrar todo o sapato.
No Brasil, quem por acaso se surpreendeu com as calças curtas masculinas do desfile de Alexandre Herchcovitch ou nos shorts abusados da grife carioca Reserva no último São Paulo Fashion Week agora têm mais um reforço de coragem para se acostumar e até a desejar um menor comprimento da peça.


“Estamos homenageando mesmo o corpo, é a primeira mensagem que se vê”, disse Giorgio Armani, depois do desfile da Emporio Armani. Não restou dúvidas. O desfile da Emporio foi um dos mais pelados, talvez o grande pelado da temporada. Ficou no ar uma pitada de sadomasoquismo, ritmado pela trilha “Alejandro” de Lady Gaga, com homens de maiôs pretos justos, leggings, sungas ínfimas, postura sexy-militar. “É na juventude que está a beleza e a saúde. Tudo que vai fora disso não serve”, reforçou Armani, cheio de energia em seus quase 76 anos.
Vale a dica meninos.

Um comentário: