quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Inpired

O desejo de possuir e usar bons produtos é unânime. Por diferentes motivos queremos adquirir um ou outro produto de griffe que possivelmente o valor não se encaixa nas nossas condições financeiras; então passamos a comprar as réplicas; inspirações das originais (Fato 1).
Mas um buxixo pertinente no mundo do fashion-business sobre a replicagem que muitos fabricantes de acessórios e roupas fazem de outras griffes ganhou maior notoriedade esses dias devido a uma liminar concedida a griffe francesa Hermès proibindo a 284, marca do grupo Daslu, de produzir, comercializar e até ter em estoque a réplica do seu desejado modelo de bolsa "Birkin".

A "Birkin" original

A réplica versão 284
Com multa diária pra pagar caso as peças continuassem nas prateleiras, a 284 fez promoção relâmpago das peças nos seus pontos de venda baixando de R$ 400,00 (preço médio) pra algo entre R$ 120,00 e R$ 150,00.
Em meio a essa confusão observamos o seguinte: toda empresa pra desenvolver um produto, investe em tecnologia humana e mecânica, ou seja, tem custos com designers e investem em matéria-prima e em tecnologia pra que os produtos sejam desenvolvidos. Indo depois investir em diferentes mídias pra que cheguem ao nosso conhecimento.
Na minha opinião essa atitude da Hermès é mais do que providencial, pelo fato de querer proteger o direito autoral de um produto que com certeza lhe custou altos investimentos. E até acho que essa atitude poderia servir de alerta pra outros fabricantes que se sustentam à custa do sucesso alheio, e poderiam passar a seguir um caminho com mais originalidade nas suas criações.
Infelizmente não é mais possível controlar a pirataria; e ainda veremos muitas Hermès, Marc Jacobs, Michael Kors, Louis Vuitton, Dolce & Gabbana, eletrônicos, produtos de beauty, cds, dvs e dezenas de outros itens em lojas de produtos importados e em camelôs (Fato 2). Todos "copiados" e com preços duvidosos.
Sabemos que muitas empresas subexistem somente replicando produtos, mas lamento pela 284, que podendo criar uma peça original se propôs a replicar um produto de sucesso e a mídia a divulgar que era produto "inspired",  atraindo a atenção da griffe estrangeira.
E é lamentável também em casos desses, o fato de que enquanto alguns dos nossos estilistas começam a ganhar espaço e reconhecimento dos críticos internacionais de moda pela originalidade, direcionamento de estilo e dna das suas marcas, acontecidos desses ainda evidenciam que nem todos tão em busca de um lugar próprio.
Se a publicidade será negativa ou positiva pra empresa só o tempo dirá.
Mas e vocês o que acham da produção das réplicas??

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