quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Consumo calculado

Muitas vezes você já deve ter se pego comprando coisas, que depois nem chegou a usar. E com certeza deve ter batido o arrependimento. Não é pra menos, ali ficou seu dinheiro, sem nenhum retorno e praticamente jogado fora, já que a compra não teve serventia.
Quantas vezes não compramos produtos ou serviços impulsionados pelas propagandas, que despertam desejos; pela influência dos amigos; ou por que não quisemos passar o momento sem ter que levar algo pra casa. Você pode até não perceber, mas nesses momentos a febre do consumismo lhe atinge, e você adquire coisas que possivelmente serão desnecessárias.
Um grande perigo disso acontecer é quando visitamos lojas em períodos de liquidação.


Quantas vezes você já fez uma compra, e depois se perguntou "mas eu preciso disso?". Ou percebeu que aquilo que comprou realmente não é do seu gosto.Muitas vezes,né?? Comigo também.
Amigos, amigos, adoramos o consumo, mas vamos repensá-lo como um bom investimento, e não como algo que possa nos dar aborrecimentos ou arrependimentos.
Assistindo o filme "Os delírios de consumo de Becky Bloom", e tentando captar a lição clara que essa comédia passa percebo que muitas pessoas agem por impulso e além de comprarem compulsivamente, acabam perdendo o controle disso.
Numa fala da personagem Rebecca Bloom,quando ela diz : "Eu compro porque me faz feliz, o mundo melhora". Fica claro a falta de discernimento que passam algumas pessoas quando consomem, quando passam a comprar num momento de adrenalina pulsante, e depois sentem que o mundo, as pessoas e as aflições continuam iguaizinhos, como antes da compra. Cuidado com isso gente. Isso é uma tentativa de fuga da realidade.
E se você já faz suas compras como uma válvula de escape pra fugir de alguma outra coisa que te incomoda, pede ajuda (pra você e pras compras).Rsrs.


Concordo que sair às compras é uma delícia, mas não com neuras que pertubam.
Fazer shopping já pode até ser conjugado como verbo. E montar produções em lojas e se vestir lindo(a) pra sair dá uma amaciada no ego. Mas passa a comprar sabendo da real necessidade disso. Não tentando esconder ou superar algum trauma.
O consumo consciente é uma arte. E além de proteger o seu bolso, projeta seu futuro de forma sustentável.
Passa a ser mais cauteloso(a) nas compras e não cai mais nas armadilhas das compras desnecessárias. Ahhh, e tenta ver esse filme, é muito legal e pode servir de  lição.
Bei-jo,bom dia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário